Tenha sucesso na elaboração da Redação



  

É notório que a redação é um conteúdo que assola e assombra milhares de concurseiros que são amedrontados pela insegurança e dúvidas em relação ao tema das redações que sempre só é revelado no dia da prova. O grande problema, que leva à insegurança na hora de realizar as redações, é justamente a falta de hábito dos brasileiros em exercitar diariamente a leitura e a escrita que são fundamentais para o processo de criação de uma redação.

Sem esses dois pesos o processo de criação fica vago e sem fundamentação, fazendo com que o processo de  bloqueio de criatividade seja frequente, contribuindo para uma redação mal feita.

As orientações, se seguidas a risco, podem contribuir para que o concurseiro burle sua insegurança e escreva redações competitivas. Primeiramente, é necessário ter um repertório vasto, que é conquistado a partir de contatos externos, e estar ligado aos assuntos do momento do Brasil e do mundo, fazendo da leitura de jornais e revistas hábitos diários. Sem uma bagagem satisfatória de conhecimento será difícil realizar uma redação de qualidade, pois não há como se escrever algo que não se sabe.

É importante que se tenha um domínio gramatical básico, como: concordância verbal e nominal, pontuação, regência e o novo acordo ortográfico, para que se possa aproveitar da melhor maneira possível às opções de linguagens disponíveis.





Fazer uma boa distribuição de importâncias em uma redação conta pontos! Procure dividir sua redação em introdução, desenvolvimento e conclusão. Sabendo apresentar da melhor maneira possível o assunto na introdução, levantar pontos de discussão e informações no desenvolvimento e apresentar possíveis soluções e propostas na conclusão.

A partir do momento em que o candidato se atenta a essas dicas básicas, e se compromete em mudar hábitos, é bem difícil de fazer uma redação ruim. É necessário cuidado com a língua portuguesa e estabelecer um contato íntimo com o mundo exterior!

Por Paulo Victor Bragança



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *