Gabarito oficial do ENEM 2015 foi divulgado



  

No dia 28 de outubro o gabarito oficial do Enem foi divulgado. O resultado final está previsto para ser divulgado até a primeira semana de janeiro de 2016.

O gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015 foi publicado no site do INEP, na quarta-feira, dia 28/10/15.

Os estudantes podem conferir seu desempenho, analisando suas respostas em relação ao gabarito oficial. As provas foram realizadas do dia 24/10 e 25/10 em todo o país. No sábado foram realizadas as provas de ciências humanas e da natureza, contendo 90 questões e no domingo as provas de Linguagens e Matemática, também com 90 questões, além da redação.   

Para conferir o gabarito acesse http://enem.inep.gov.br.  





O ENEM é um importante instrumento avaliador e conseguir uma boa nota pode abrir portas na educação universitária. O método de correção utilizado pelo INEP, a TRI (Teoria de Resposta ao Item) foi escolhido pelo governo para avaliar o desempenho de cada candidato. Através deste método o sistema pode analisar as questões que o candidato respondeu corretamente e atribuir um peso específico para cada acerto. As perguntas são dividias em graus de dificuldade (fáceis, médias e difíceis) e quanto maior o grau maior a pontuação da resposta correta. Este sistema diminui as chances de beneficiar um candidato que tenha "chutado" na prova.    

Neste ano, a prova do ENEM rendeu muitos comentários e discussões nas redes sociais. Nunca houve uma prova do ENEM tão comentada. Muitos falaram sobre o nível de dificuldade da prova, outros entraram em discussões sobre o tema abordado na redação: "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira" e o conteúdo de algumas questões, julgado como "feminista" por alguns candidatos. Muitos órgãos e personalidades que atuam combatendo a violência contra a mulher elogiaram a escolha. Uma delas foi a ativista Maria da penha Maia Fernandes, cuja história foi inspiração para a criação da Lei Maria da Penha. A ativista afirmou que a proposta da prova foi "uma ótima oportunidade para medir a percepção dos estudantes sobre o assunto", segundo o Jornal o Estado de São Paulo.  

O resultado final do Enem será divulgado até a primeira semana de janeiro de 2016, segundo o anúncio do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.      

Por Daiani Soares



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *