Concurso Instituto Rio Branco 2017 – Vagas para Diplomatas



  

Certame oferta 30 vagas na carreira de Diplomata.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio do Instituto Rio Branco, deu início ao concurso público regido pelo edital nº 01/2017. Tal certame visa selecionar 30 candidatos para ingressar na classe inicial, cargo de Terceiro-Secretário, da carreira de Diplomata.

Em relação ao número total de vagas, saiba que haverá reserva de 6 vagas para candidatos negros e 2 para aqueles com deficiência. Além do Instituto Rio Branco, a Cebraspe também faz parte da equipe de execução do concurso.

Os futuros aprovados no concurso terão direito a remuneração inicial de R$ 16.935,40, que é o salário inicial daqueles que ingressam na classe inicial da carreira de Diplomata. Estarão aptos a participar deste processo seletivo os candidatos que atendem aos seguintes pré-requisitos: ter concluído curso de graduação de nível superior em qualquer área do conhecimento; ser brasileiro nato; estar em dias com as obrigações militares, no caso de candidatos masculinos, e eleitorais; o candidato deve possuir idade mínima de 18 anos; além de outras exigências que se encontram disponíveis no edital.

O período de inscrições já se encontra aberto e seu encerramento se dará em 10 de julho de 2017. Dessa forma, para confirmar sua participação no certame é bastante simples. Basta acessar a página de inscrição no site da Cebraspe, antiga Cespe/UnB, (www.cespe.unb.br/concursos/irbr_17_diplomacia) e clicar na opção “ficha de inscrição online”. Vale ressaltar que a inscrição será devidamente efetivada após o pagamento da taxa no valor de R$ 225,00.





Na primeira fase do processo seletivo, todos os candidatos serão submetidos à prova objetiva de caráter eliminatório. A mesma irá abordar os seguintes temas: história do Brasil, história mundial, língua portuguesa, língua inglesa, geografia, noções de economia, noções de direito e direito internacional público além de política internacional. Tal fase será realizada nas 26 capitais da Federação e do Distrito Federal.

Já na segunda fase, serão aplicadas provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, de língua portuguesa e de língua inglesa. Vale ressaltar que serão estabelecidas notas mínimas para que o candidato seja aprovado na segunda fase.

A terceira fase contará com provas escritas, também de caráter eliminatório e classificatório, de história do Brasil, história mundial, língua espanhola, língua francesa, língua portuguesa, língua inglesa, geografia, noções de economia, noções de direito e direito internacional público além de política internacional. Saiba que será estabelecida uma nota mínima para que o candidato seja aprovado no conjunto de provas da terceira fase.

Para mais detalhes acesse o edital oficial de abertura que pode ser encontrado no site www.cespe.unb.br/concursos/irbr_17_diplomacia.

Por Bruno Henrique



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *