Dicas de como estudar para concursos públicos





Estudar para as provas de concursos públicos exige o mesmo esforço de estudar para uma prova do colégio ou de uma faculdade, por exemplo. O problema é que as pessoas não se programam, e, normalmente não obtém o resultado esperado, seja porque deixou para última hora, ou porque simplesmente ficou no óbvio da leitura, e não do aprendizado.

Uma leitura é bem diferente de um aprendizado. Ambos requerem o mesmo esforço,  porém, um aprendizado,  é algo mais definitivo,  e uma leitura está mais para quem quer ficar na "decoreba".




Se você está nessa situação, então siga algumas dicas simples de como você pode melhorar isso:

– Separe tudo o que for necessário para seus estudos, desde apostilas, livros, resenhas,  entre outras. Para um bom aprendizado tudo é válido. Portanto, procure estar por dentro de tudo que possa enriquecer seus estudos – pesquise vídeos no YouTube, artigos, converse com professores,  vá a museus e bibliotecas. Não precisa limitar seus estudos à sua mesa de livros.


– Reserve um horário para seus estudos e seja fiel à ele. Se você administrar seu tempo para isso, verá que terá mais tempo para aproveitar e processar tudo o que aprendeu,  e assim ganhará mais tempo para outras coisas. Como foi dito, aprender é diferente de pegar uma apostila ou um livro e apenas ler.

Quem tem muito interesse no assunto vai preferir aprender o conteúdo ao invés de lê-lo, vai fazer aulas de reforço, cursos preparatórios (existe uma diversidade de cursos de aperfeiçoamento gratuito pela internet), entre outras possibilidades.

– Realize testes e peça para outras pessoas corrigirem para você testar seu nível de aprendizado.

– Tire algumas horas de folga para relaxar. Uma mente relaxada tende a processar as informações com mais facilidade.

Enfim, não é necessário abdicar de você mesmo para se dedicar a isso, pois quando nos interessamos,  aparecem oportunidades, basta sabermos identificá-las para aproveitá-las.

Por Daniela Almeida da Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *