Concurso IBGE 2016 oferece 82 mil vagas

  

  

Certame irá contratar 82 mil profissionais para atuarem no Censo Agropecuário de 2016.

De acordo com a publicação do Ministério do Planeamento, através da portaria 571 publicada recentemente no Diário Oficial da União, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – irá lançar edital que visa à contração temporária de pouco mais de 82.000 profissionais para atuarem no Censo Agropecuário de 2016.

Segundo informações, as vagas serão distribuídas da seguinte maneira:


  • Analista Censitário – 223 vagas;
  • Agente Censitário Regional – 486 vagas;
  • Agente Censitário Administrativo – 700 vagas;
  • Agente Censitário Municipal – 5.500 vagas;
  • Agente Censitário Supervisor – 12.540 vagas;
  • Agente Censitário Informativo – 174 vagas;
  • Recenseador – 62.400 vagas.

Informações a respeito de requisitos como, por exemplo, níveis de escolaridade necessários para participação não foram divulgados. No mais, as contratações deverão ocorrer através de processo seletivo simplificado com aplicação de provas objetivas. Estas observarão critérios de classificação e condições definidas pelo Poder Executivo.

O edital de abertura, que é um dos mais esperados de 2016, conterá o número exato de vagas, áreas e locais de atuação, descrição de atribuições, salário, benefícios e prazo de duração contratual. Acredita-se, com base nos outros censos já realizados, que o prazo de contratação será de 01 ano a até no máximo 03 anos.

Após o término do prazo, que começará a ser contado da homologação do resultado, os contratados firmados perderão a vigência. A definição dos valores remuneratórios, apesar de não terem sido divulgados, não deverão ser superiores aos salários dos servidores efetivos que desempenhem funções similares.

  

No documento publicado não constam maiores detalhes a respeito da possível data de publicação do edital do certame. Apesar da escassez informacional, a notícia já permite que os interessados em concorrer a uma das vagas comecem a se preparar para o exame com base nas provas anteriores. No último concurso, a organizadora foi a Cesgranrio.

De acordo com especialistas, a oportunidade pode ser muito positiva para aqueles que conseguirem traçar um planejamento de estudos enquanto desempenham a função, visando à abertura de outros concursos.

Com realização a cada 10 anos, o Censo Agropecuário  é uma análise de extrema importância. Ela aborda questões de ocupação rural, perfil da mão de obra, condições econômicas, sociais e ambientais entre outros dados. 

Por Beatriz 

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *