Se você se formou em Direito e está buscando informações sobre o Exame da Ordem de 2019 está no lugar certo! Explicaremos aqui os detalhes sobre o exame desse ano.
A visualização do calendário da OAB antecipadamente é extremamente importante para que o estudante (futuro advogado) tenha qualidade em sua preparação.
Para que você construa um cronograma de estudo adaptado para os seus pontos fortes e fracos a tempo de completar esses estudos com êxito é muito importante que você tenha o conhecimento que vamos passar aqui.
Mas qual é a chave para conseguir passar “de primeira” no exame da OAB? Como é que algumas pessoas conseguem essa façanha? A resposta para isso é: planejamento.
Há lendas e histórias horripilantes sobre a dificílima e desafiadora prova da OAB. Sendo essas lendas reais ou não, é sempre bom estar preparado (a) com antecedência para ser bem-sucedido nessa prova. Mas chega de enrolação e vamos ao que interessa: o Calendário OAB 2019.
A primeira coisa que você deve ficar ciente é referente ao número de provas que a Ordem dos Advogados do Brasil vai realizar em 2019. A Ordem realizará uma prova no início do ano, mais uma no meio do ano e a última no final do ano.
Como a OAB ainda não divulgou as datas oficiais para os exames de 2019 nós vamos divulgar para você as datas mais prováveis para a publicação dos editais, inscrições e datas das provas.
Previsão para o Edital: 29 de janeiro de 2019
Inscrições: de 29 de janeiro a 7 de fevereiro de 2019
Primeira Fase: 7 de abril de 2019
Segunda Fase: 19 de maio de 2019
Previsão para o edital: 28 de maio de 2019
Inscrições: de 28 de maio até 6 de junho de 2019
Primeira Fase: 21 de julho de 2019
Segunda Fase: 15 de setembro de 2019
Previsão para o Edital: 17 de setembro de 2019
Inscrições: 17 de setembro até 26 de setembro de 2019
Primeira Fase: 24 de novembro de 2019
Segunda Fase: 19 de janeiro de 2020
Lembre-se que essas datas não são oficiais, mas aproximações das datas prováveis dos exames de 2019.
A OAB deve continuar dando o tempo de até 5 horas para a realização da prova da primeira fase em 2019. A prova também deve continuar a ter as oitenta questões.
Mas, você não deve se preparar para a prova contando com as 5 horas completas, com os 300 minutos! Você deve levar em consideração que precisa de aproximadamente quinze minutos para a transcrição da prova no caderno oficial e também os intervalos durante a prova, que podem chegar também a 15 minutos. Assim, você terá algo em torno de 4h30 para realizá-la. Para resolver as oitenta questões.
Assim acontecendo, você terá aproximadamente 3 min 30 s para cada questão.
Se fôssemos fazer uma tabela com os erros que os candidatos mais cometem ao realizar a prova da Ordem, a ingerência do tempo ficaria entre as primeiras [se não na primeira] colocações.
Podemos citar várias consequências da falta de gerenciamento de tempo pode trazer para o seu desempenho na prova. Dentre elas estão: escolher uma resposta sem raciocinar se está correta ou não (o famoso chute), deixar questão sem nenhuma resposta, confundir as letras na hora de fazer a transcrição da prova para o caderno oficial, etc.
Coloque no contador de tempo do seu celular e meça o tempo que você leva para responder simulados e provas anteriores. Isso é muito importante. Se você conseguir ter controle sobre o tempo que leva para responder cada pergunta já tem 50% do caminho andado.
Desejamos boa sorte na prova!
Por Bruno Rafael da Silva
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Ver Comentários
Eu tenho sérios problemas com a Segunda Fase, minha área é Civil, na Primeira fase, minha média de acertos é entre 40 e 50 questões, preciso de ajuda para segunda etapa.
O edital do XXIX exame foi dia 03/05/2019, ou seja ontem, poderiam atualizar essas informações aqui.. muitas pessoas confiam nas informações postadas aqui em relação ao exame de Ordem. agradeço de coração.