Novo prazo para pagamento da inscrição do Enem 2020



Um dos maiores exames mundiais, o ENEM, tem sido assunto recorrente diante de inúmeras problemáticas que envolve a prova. Dentre elas, dificuldade de inserção de fotos, página inconsistente, redução do número de questões, adiamento ou não e falhas em geração de boletos. No último dia 02 de junho, o INEP – Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, por meio de suas prorrogativas, anunciou novo prazo de pagamento do boleto referente a inscrição no ENEM 2020. Confira as principais informações e como gerar o novo boleto.

ENEM 2020



A prova composta de 180 questões que se distribuem em quatro áreas de conhecimento com 45 questões para cada área – Linguagens e códigos; Ciências Humanas; Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias é aplicada em dois dias. Atualmente dois domingos consecutivos e suas datas estavam firmadas em 1 e 8 de novembro desse ano. A novidade para 2020 é a versão digital do exame que estava agendada para os dias 22 e 29 do mesmo mês.

Contudo, diante da grave crise pandêmica que a humanidade tem passado desde o fim de 2019, o coronavírus, diversas estratégias foram tomadas para mitigar sua disseminação. O isolamento social, foi a estratégia mais coerente em observância de pandemias no passado e, por causa disso, aglomerações e estabelecimentos que podem juntar pessoas estão proibidos até segunda ordem. Assim, em pedido da população, políticos, entidades educacionais entre outros movimentos, as datas da prova estão suspensas por um período que varia entre 30 e 60 dias necessitando de novas das para realização.



Diante da dificuldade de uma parcela importante da população pobre que não dispõe de acesso à internet, esses mesmos atores, pediram o adiamento de inscrição bem como adiamento no pagamento do boleto de inscrição. Dessa forma, o Inep considerou essas narrativas e dispôs de nova data para o pagamento.

Leia também:  Concurso PRF 2013 - Mil Vagas

Boleto Bancário

O valor da inscrição no exame é de R$ 85,00 e o prazo de pagamento estava fixado em dia 28/05. Durante o período de inscrição, diversos candidatos relataram dificuldade na geração automática do boleto. O avatar da página do participante dizia que em breve o boleto seria gerado. Contudo dias se passavam e a angustia dos participantes aumentavam com a incerteza e/ou medo de não haver confirmação de inscrição. Embora as respostas tenham sido vazias por parte das autoridades do Ministério da Educação e INEP, nova data foi apresentada para pagamento.

Com essa nova data, 10 de junho, o candidato deve gerar um novo boleto, uma vez que a data do documento anterior se encontra vencida. Para geração de um novo boleto, o candidato deve entrar na página do participante, observar todos os dados referentes a sua inscrição, emitir um novo documento, realizar o pagamento e acompanhar na mesma página confirmação de inscrição.

Vale lembrar que o pagamento da taxa de inscrição pode ser feito em agências (bancárias e correios), lotéricas e também pelos aplicativos de celulares com função internet banking.

Dados apresentados pelo INEP estimam que aproximadamente 300 mil inscritos não realizaram o débito. O exame conta com 6 milhões de inscritos.

Outras datas

No dia 1º de junho abriram inscrição para quem deseja utilizar nome social. As inscrições encerram no de 5 do mesmo mês cabendo recurso em caso de indeferimento. Os resultados do recurso saem no fim de junho.

Resultado

Como as datas para realização do exame ainda não foram fixadas, não há previsão de divulgação dos resultados. Os resultados, geralmente são divulgados na segunda quinzena de janeiro quando as provas acontecem nas datas previamente estipuladas para novembro do ano anterior. O processamento de notas bem como avaliação da prova discursiva (redação), leva um tempo para ser realizado.

Leia também:  Resultado do ENEM 2020

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *