Vestibular UFPR 2021 – datas de inscrição e provas



O Vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) 2021 já tem as datas de inscrição e das provas definidas.

Conforme o edital nº 75/2020 – NC/PROGRAD, publicado na semana passada, dia 16 de outubro, as inscrições irão começar no dia 03 de novembro e irão até o dia 18 de dezembro, até às 12 horas. Nesse mesmo dia 18, até as 14 horas, é o prazo máximo para gerar e pagar o boleto.



O certame ainda menciona que, caso esse dia 18 em questão, for feriado numa determinada localidade, o mesmo deve ser pago um dia útil antes. O valor em questão é de R$ 155,00 (cento e cinquenta e cinco reais).

A inscrição deverá ser única e conforme o CPF do candidato, ficando vedada a utilização de documentos de terceiros. No ato da inscrição, existe um filtro, entre as vagas de concorrência geral e as concorrência especial, que são destinas a pessoas com deficiência, com baixa renda, conforme descrito no edital, e que sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.



Existe a possibilidade do candidato ter a sua isenção na taxa de inscrição, mas para isso, o mesmo deve conferir os termos contidos em todos os doze parágrafos do item 3.12 do edital.

Para a realização das provas em condições especiais, os candidatos com qualquer tipo de deficiência e/ou as lactantes, devem conferir o item 4.

Quanto a data das provas, outra valiosa observação deve ser totalmente lida no item 6. Basicamente, a prova da primeira fase será dia 28 de fevereiro de 2021, a prova da segunda fase será dia 18 de abril e as provas de habilidade específica, serão no dia seguinte, dia 19.

Leia também:  Vestibular de Inverno Mackenzie 2011 - Lista de Aprovados

Na primeira fase, os portões serão abertos às 12:40 horas e se fecharão as 13:30 horas. A prova será aplicada a partir das 14:00 horas. Vinte minutos ates da prova serão usados para a leitura das instruções da mesma. Noventa questões farão parte dessa prova, que terá uma duração máxima de cinco horas e trinta minutos, e valerá um ponto cada. Seis matérias terão 9 (nove) perguntas cada, Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química. Língua Estrangeira Moderna terá 8 (oito) perguntas.

As disciplinas Filosofia e Sociologia terão cinco questões cada. E finalizando, não podemos esquecer da Língua portuguesa, que terá dose perguntas sobre o uso da Língua Portuguesa e mais seis sobre o conteúdo da Literatura Brasileira.

A convocação dos aprovados para a segunda fase será no dia 24 de março, conforme as regras descritas no decorrer do item 6 (seis).

Para a prova da segunda fase, os horários de chegada e entrada na sala, são os mesmos da prova da primeira fase, tendo a única diferença que a mês terá uma hora a menos, ou seja, ele terá uma duração máxima de quatro horas e meia. Todos os candidatos deverão fazer essa prova de Compreensão e Produção de Textos, que valerá sessenta pontos.

Até duas outras provas, sobre assuntos específicos, podem ser destinadas a alguns cursos, conforme mencionadas no “Guia do Candidato”. Essas provas, que acontecerão na data já mencionada, dia 19, serão ministradas conforme programado, as 9:00 horas, as 13:00 horas e as 16:30 horas. As quantidades de questões variam bastante, de acordo com o curso desejado. No item 6.3 do edital tem todas essas informações.

Para finalizar, frisa-se que os protocolos de segurança sobre a pandemia estão na Lei Estadual nº 20.189/2020, que obriga o uso de máscara enquanto estiver decretado o estado de calamidade. Essa máscara de proteção facial deve ser de pano, descartável ou reutilizável, trocando a cada duas horas, ou quando a mesma estiver úmida.

Leia também:  Vestibular Senac SP 2º semestre 2011 - Inscrições abertas

Na entrada dos locais onde serão realizadas todas as provas, terá um local para a aferição da temperatura corporal, caso a mesma for igual ou superior a 37,5°C, a entrada daquela pessoa não será permitida.

Do mais, além de orientar que você leia todo o certame mencionado, desejo boa sorte nas provas!

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *