Como será a prova do Encceja 2021?



Perante a nossa atual realidade com a pandemia e o vírus Covid 19, uma das grandes dúvidas dos estudantes que pretendem fazer a prova do Encceja ano que vem é como irá funcionar a aplicação da prova e se de fato ela ocorrerá, e a resposta é sim. Se você é um dos estudantes interessado no assunto, fizemos um artigo especialmente para você, onde você poderá saber todas as informações que precisa sobre o exame.

Para quem desconhece, o Encceja foi criado em 2002, é consiste em uma prova que pode ser realizada por pessoas que não conseguiram terminar o ensino médio ou ensino fundamental, e não tem mais tempo para voltar as salas de aula e concluir esses estudos de forma normal. Nesta prova, é testado o seus conhecimentos, e baseado neles, você poderá ou não ter o Ensino Médio ou Fundamental concluídos.



Se você tem o objetivo de finalizar o ensino fundamental por meio desta prova, é necessário ter no mínimo 15 anos, e caso queira fazer a conclusão do ensino médio, irá precisar ter no mínimo 18.

Inscrição Encceja 2021

As inscrições do Encceja do próximo ano começam em Janeiro (dos dias 11 ao dia 21 de 2021), sendo totalmente gratuita e feita totalmente pela internet no site oficial. Para os Brasileiros que não estejam no Brasil na data da prova ou que não estejam em liberdade, também é possível fazer a prova assim como os demais. Para os que desejam fazer a inscrição, separamos para você o passo a passo:



Primeiramente é necessário acessar o site oficial da INEP, ou se preferir pode acessar diretamente pelo link http://portal.inep.gov.br/web/guest/inicio que também irá te direcionar diretamente para o site.

Leia também:  Concursos Públicos Abertos em Brasília 2021

Na parte superior da tela, procure por “Educação Básica”, e posicione o mouse encima desta opção (não é necessário clicar encima), isto fará com que seja aberta uma aba com vários itens. Dentre eles, clique em “Encceja”.

O site irá solicitar que você escolha nas opções qual delas se encaixa no seu caso, e depois clique na opção “Inscrições”.

Após isso, você será direcionado para a página de preenchimento dos seus dados, que é uma das mais importantes. Antes de enviar, certifique-se que você preencheu tudo de forma correta e que todos os seus dados estão certos, pois se caso algo for preenchido de forma errada poderá te atrapalhar no dia em que for fazer a realização da prova.

Como dissemos anteriormente, as inscrições chegam ao fim no dia 21 de janeiro de 2021, o que é uma informação muito importante, já que uma vez que as inscrições se encerrem, só será possível realizar a prova no próximo ano. Portanto, fique atento e realize o mais breve possível.

A prova Encceja 2021 ocorrerá no dia 25 de abril de 2021, e é um exame dividido em duas categorias. Nas duas categorias será necessário que você produza um texto de gênero textual dissertativo, além de trinta questões de múltipla escolha, sendo elas sobre a língua portuguesa, artes, matemática, educação física, geografia, língua estrangeira e ciências naturais (caso você for fazer para a conclusão do ensino fundamental). Já para as pessoas que farão a prova para a certificação do ensino médio, as perguntas serão sobre matemática, ciências humanas, linguagens e ciências da natureza.

Se você fez a prova no ano passado, e caso tenha passado em apenas algumas matérias, poderá realizar o exame novamente no próximo ano, e apenas nas matérias que não houve sucesso. Após feita a sua inscrição, o INEP proporciona apostilas em formato PDF para facilitar os estudos, sendo um material 100% gratuito, e pode ser encontrado no seu portal do candidato.

Leia também:  Concursos Públicos Abertos em Brasília 2021

Agora que você já tem todas as informações que precisa, boa sorte e um ótimo estudo!

Post Anterior

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *