Resultado do ENEM 2020



Apesar das dificuldades técnicas, o INEP divulgou o resultado do Enem 2020.

O Inep divulgou o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020 nesta segunda-feira, dia 29 de março. Os participantes podem acessar as notas pela Página do Participante.

É importante ressaltar que as notas que foram divulgadas foram apenas dos estudantes que já concluíram o Ensino Médio. Os candidatos de outras séries do Ensino que realizam para conhecer a sistematização da aplicabilidade da prova, os chamados treineiros, acessarão o seu desempenho em maio.



Como não é novidade para quem já está familiarizado em realizar o Enem, desde a liberação do resultado o sistema apresentou problemas. Estudantes de todo país relaram instabilidade ao entrar no site.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP – manifestou-se e relatou que o problema estava relacionado a autenticação no Acesso Gov.br e isso impediu que o estudante pudesse verificar as suas notas na Página do Participante. Além disso, o INEP também relatou que o Serpro, empresa que ficou responsável por aplicar o Acesso Gov.br conseguiu identificar a causa do problema e imediatamente dispôs seus especialistas as se empenharem para dar uma solução ao problema até o fim da noite. Desse modo, foi previsto que até meia-noite o sistema já teria se restabelecido.



Para consultar o resultado do ENEM, é necessário entrar na Página do Participante, clicar no ícone “Entrar com gov.br” e, em seguida, fazer o login do Governo Federal. Na nova página aberta colocar o CPF e avançar. Na próxima página que se abrir, o participante coloca a senha e é redirecionado ao Portal do Participante, onde pode conferir as suas notas.

Também não é incomum que muitos participantes esqueçam a senha de seu login na hora de verificar a nota. Neste caso é necessário recuperar a senha, e para isso, na página em que é exigida a senha, basta clicar em “Esqueci minha senha”. Em seguida, uma página irá se abrir e o participante deve ir em “Não sou um robô” e avançar. Logo, o portal abre um leque de opções para que o participante consiga gerar uma nova senha, por meio da validação facial para usuário que tenham título de eleitor ou CNH; bancos credenciados, E-mail; Celular e Internet Banking. Sendo assim, basta que o participante escolha a opção que lhe serve melhor para redefinir a sua senha. Após a redefinição de senha já é possível realizar o login no gov.br, onde será redirecionado para a Página do Participante.

Leia também:  Concurso CEF 2012 - Resultados das provas objetivas e discursivas do Nível Superior

A nota do ENEM 2020 pode ser utilizada para vários programas do governo, como o Sistema de Seleção Unificada – SISU – que realiza uma seleção, com base na nota dos participantes para preencher vagas de cursos superiores possibilitando o ingresso de estudantes para instituições públicas de todo o país, que juntas podem ofertar mais de 209 mil vagas. Aqueles que desejam participar do SISU, devem fazer as inscrições gratuitas entre os dias 6 e 9 de abril e esperar o resultado da seleção no dia 13 de abril.

O ProUni, Programa Universidade para Todos, utiliza a nota do ENEM para dar bolsa de estudos de 100% a 50% em cursos superiores. É possível que o candidato utilize a sua nota do ENEM 2020 para participar da edição do segundo semestre, pois a primeira já aconteceu.

E o Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, em que o estudante pode utilizar a sua nota mais alta entre 2010 e 2020 e participar da seleção. Para isso, é importante estar por dentro de alguns critérios, assim como no caso do ProUni. Esses critérios se diferem de acordo com cada programa, por isso, o participante que deseja inscrever-se em um desses programas, não deve esquecer de pesquisar antes tais critérios exigidos por cada um.

Por Sirlene Fátima Oliveira Justo

Enem 2020

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *