Resultado do ENEM 2020

Apesar das dificuldades técnicas, o INEP divulgou o resultado do Enem 2020.

O Inep divulgou o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020 nesta segunda-feira, dia 29 de março. Os participantes podem acessar as notas pela Página do Participante.

É importante ressaltar que as notas que foram divulgadas foram apenas dos estudantes que já concluíram o Ensino Médio. Os candidatos de outras séries do Ensino que realizam para conhecer a sistematização da aplicabilidade da prova, os chamados treineiros, acessarão o seu desempenho em maio.

Como não é novidade para quem já está familiarizado em realizar o Enem, desde a liberação do resultado o sistema apresentou problemas. Estudantes de todo país relaram instabilidade ao entrar no site.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP – manifestou-se e relatou que o problema estava relacionado a autenticação no Acesso Gov.br e isso impediu que o estudante pudesse verificar as suas notas na Página do Participante. Além disso, o INEP também relatou que o Serpro, empresa que ficou responsável por aplicar o Acesso Gov.br conseguiu identificar a causa do problema e imediatamente dispôs seus especialistas as se empenharem para dar uma solução ao problema até o fim da noite. Desse modo, foi previsto que até meia-noite o sistema já teria se restabelecido.

Para consultar o resultado do ENEM, é necessário entrar na Página do Participante, clicar no ícone “Entrar com gov.br” e, em seguida, fazer o login do Governo Federal. Na nova página aberta colocar o CPF e avançar. Na próxima página que se abrir, o participante coloca a senha e é redirecionado ao Portal do Participante, onde pode conferir as suas notas.

Também não é incomum que muitos participantes esqueçam a senha de seu login na hora de verificar a nota. Neste caso é necessário recuperar a senha, e para isso, na página em que é exigida a senha, basta clicar em “Esqueci minha senha”. Em seguida, uma página irá se abrir e o participante deve ir em “Não sou um robô” e avançar. Logo, o portal abre um leque de opções para que o participante consiga gerar uma nova senha, por meio da validação facial para usuário que tenham título de eleitor ou CNH; bancos credenciados, E-mail; Celular e Internet Banking. Sendo assim, basta que o participante escolha a opção que lhe serve melhor para redefinir a sua senha. Após a redefinição de senha já é possível realizar o login no gov.br, onde será redirecionado para a Página do Participante.

A nota do ENEM 2020 pode ser utilizada para vários programas do governo, como o Sistema de Seleção Unificada – SISU – que realiza uma seleção, com base na nota dos participantes para preencher vagas de cursos superiores possibilitando o ingresso de estudantes para instituições públicas de todo o país, que juntas podem ofertar mais de 209 mil vagas. Aqueles que desejam participar do SISU, devem fazer as inscrições gratuitas entre os dias 6 e 9 de abril e esperar o resultado da seleção no dia 13 de abril.

O ProUni, Programa Universidade para Todos, utiliza a nota do ENEM para dar bolsa de estudos de 100% a 50% em cursos superiores. É possível que o candidato utilize a sua nota do ENEM 2020 para participar da edição do segundo semestre, pois a primeira já aconteceu.

E o Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, em que o estudante pode utilizar a sua nota mais alta entre 2010 e 2020 e participar da seleção. Para isso, é importante estar por dentro de alguns critérios, assim como no caso do ProUni. Esses critérios se diferem de acordo com cada programa, por isso, o participante que deseja inscrever-se em um desses programas, não deve esquecer de pesquisar antes tais critérios exigidos por cada um.

Por Sirlene Fátima Oliveira Justo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.