Nesta última quarta-feira (1°) o Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgou os gabaritos oficiais a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021). De acordo com as novidades, os gabaritos e os cadernos dos dois dias de exame já estão disponíveis para conferência, inclusive as provas acessíveis, que foram aplicadas para os que precisam de atendimento especializado para participar do exame. Os interessados em conferir a respeito do gabarito e outros detalhes podem entrar no site do instituto onde encontrarão todos os detalhes.
Através de uma nota o Inep destacou que é importante que os participantes se atentem ao fato de que é preciso que confiram os gabaritos de acordo com a cor do caderno que receberam no dia da prova, também é preciso prestar mais atenção em outros detalhes, como o número e o formato da prova, antes que confiram os detalhes em questão.
Também foi destacado recentemente que é a previsão para que os resultados do Enem sejam divulgados é de até o dia 11 de fevereiro de 2022. Esta é a data estimada para que todos os procedimentos sejam realizados e os candidatos possam descobrir seus resultados. Esta divulgação, entretanto, não se aplica aos treineiros, que são os estudantes que se encontram atualmente no 1° ou 2° ano do ensino médio, e que não estão realizando a prova de fato para que possam adentrar em uma universidade. Para estes, o boletim individual será divulgado 60 dias após a data estipulada para a divulgação dos demais.
As provas do Enem aconteceram nos dias 21 e 28 de novembro. No primeiro dia do exame, os candidatos tiveram que resolver questões que falavam sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e também ciências humanas e suas tecnologias. Também neste dia os participantes tiveram que escrever a redação, que neste ano contou com o tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Já no dia 28, o segundo dia de provas, os candidatos tiveram que realizar questões de ciências da natureza e suas tecnologias, bem como matemática e suas tecnologias.
Após a prova, o Inep divulgou que uma das questões de matemática precisou ser anulada. Mas vale destacar, que mesmo com esta decisão do órgão, não ocorreu nenhum comprometimento com o processo e nem mesmo afetará as notas dos participantes. De acordo com o que foi destacado pelo Inep, isso acontece pelo fato de que há um cálculo estatístico da nota do Enem, levando em consideração a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Neste caso, irá considerara combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da coerência do padrão em questão da resposta que foi feita com o pressuposto da cumulativa. Também para isso é levado em consideração as características de cada um dos itens.
De acordo com o caderno que o participante recebeu, a questão em questão que foi anulada pelo órgão varia. Veja a seguir qual o número da questão de matemática que foi retirada da prova de acordo com a cor do caderno recebido.
– Amarelo – questão 178
– Cinza – 155
– Azul – 138
– Rosa – 157
– Laranja e verde – 178
Para que possam conferir todos os detalhes a respeito dos gabaritos e cadernos em questão do Enem 2021, os candidatos podem acessar ao link https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/provas-e-gabaritos/2021
Em breve mais novidades relativas ao Enem deverão ser divulgadas pelos órgãos responsáveis, pois os candidatos depois de terem recebido suas notas no próximo ano poderão utilizá-la para que ingressem em universidades. Neste caso, poderão usar a nota recebida em programas como o Sisu e ou diretamente nas universidades de interesse. Portanto, fiquem atentos às novidades que virão.
Nayara Silva Guimarães
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?