Certame oferece vagas nas Escolas de Formação de Oficiais, no Rio de Janeiro e em Belém.

A Marinha Mercante está com oportunidades para 395 vagas para as Escolas de Formação de Oficiais, localizadas no Ciaga (Centro de Instrução Graça Aranha) e no Ciaba (Centro de Instruções Almirante Braz de Aguiar). O primeiro centro de formação se localiza no Rio de Janeiro e o segundo na cidade de Belém. No Rio de Janeiro são oferecidas 230 vagas e em Belém, 165 vagas.

O edital foi lançado no último dia 22. No site da Marinha é possível ter acesso a um resumo do edital.

O candidato ao se formar terá a declaração de 2° Oficial de Máquinas ou de Náutica da Marinha Mercante, com certificado reconhecido internacionalmente. Terá também o diploma de bacharel em Ciências Náuticas, já que os cursos oferecidos pela Marinha são reconhecidos como graduação em nível superior. O aluno será, também, nomeado 2º Tenente da Reserva Não-Remunerada da Marinha do Brasil.

Os pré-requisitos para os candidatos interessados é ensino médio completo ou equivalente até a data de 11 de janeiro de 2016 e ter idade entre 17 e 23 anos até o dia 1º de fevereiro do próximo ano. A Marinha abre oportunidades para ambos os sexos.

A taxa de inscrição está no valor de R$ 50 e as inscrições deverão ser feitas pelo site da Marinha até o dia 18 de junho.

As provas serão em quatro etapas: o exame de conhecimentos será realizados nos dias 25 e 26 de julho, a partir das 9h30, em seguida os candidatos serão avaliados psicofisicamente no período de 30 de setembro a 30 de outubro, a próxima etapa é o teste de suficiência física que será no período de 25 de novembro a 11 de dezembro.

Os candidatos aprovados passarão ainda por um período de adaptação e verificação de seus documentos de 11 a 31 de janeiro do próximo anos e a matrícula e o começo do curso será em 1º de fevereiro de 2016.

O concurso conta ainda com uma divisão: os candidatos que realizarem suas provas em cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste concorrerão às vagas para o estado do Rio de Janeiro e os candidatos que realizarem os exames nas regiões Norte e Nordeste concorrerão às vagas para a cidade de Belém.

Por Patrícia Generoso





CONTINUE NAVEGANDO: