MPOG autorizou a realização do concurso público do IBGE para contratação temporária de pessoas para a realização do Censo Agropecuário 2016.

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), no dia 14 de dezembro, autorizou através da portaria nº 571 que foi divulgada no "Diário Oficial da União", a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a efetuar a contratação por prazo determinado de até 82.023 pessoas para fazer o Censo Agropecuário 2016.

Conforme descrito no documento, serão abertas oportunidades para os cargos de Analista Censitário (223 vagas), Agente Censitário Administrativo (700 vagas), Agente Censitário Regional (486 vagas), Agente Censitário Municipal (5.500 vagas), Agente Censitário Informativo (174 vagas), Agente Censitário Supervisor (12.540 vagas) e Recenseador (62.400 vagas).

O órgão não divulgou o nível de escolaridade que será exigido para preenchimento das vagas.

Haverá um processo seletivo simplificado para realizar as contratações, sendo que devem ser observados os critérios e condições estabelecidas pelo Poder Executivo, bem como a ordem de classificação. O edital que anunciará a abertura das inscrições irá prever, provavelmente, o número de vagas, a descrição das atribuições, a área de atuação, a remuneração e o prazo de duração do contrato.

Os contratos deverão ter duração de até 1 ano, podendo ser prorrogado por até 3 anos no máximo. A autorização da portaria nº 571 não autoriza a vigência de contratos após o período de 3 anos, contados da homologação do resultado final do primeiro processo seletivo.

A remuneração definida pelo IBGE dos profissionais que serão contratados não deve ser maior do que o salário constante nos quadros de cargos e salário do serviço público bem dos planos de retribuição, para aqueles servidores que desenvolvem função semelhante.

A portaria não prestou nenhuma informação relacionada a data de publicação e lançamento do edital deste processo seletivo.

No ano de 2010, o IBGE ofereceu quase 192 mil vagas de recenseadores para o Censo 2010 e registrou mais de 1 milhão de candidatos inscritos no concurso.

Por Bruna Rocha Rodrigues





CONTINUE NAVEGANDO: